Ter a casa própria é o sonho da maioria das pessoas do mundo e, hoje, comprar um imóvel financiado é o que tem feito esse sonho se tornar realidade.
Bancos e construtoras oferecem propostas interessantes de financiamento, com baixos jurus e parcelas que cabem no bolso. Entretanto, são muitas ofertas e é preciso encontrar a melhor delas para assegurar que o negócio é uma boa escolha.
Muitos pensam que há muita burocracia para fazer o financiamento de um imóvel, mas são passos relativamente simples e podem ser até mesmo feitos por conta própria.
Antes de comprar um imóvel financiado é feito uma simulação
Antes do comprador efetivamente fechar a proposta de financiamento e comprar um imóvel financiado é imprescindível fazer a simulação desse tipo de empréstimo.
A somatória das parcelas não resultará no valor do imóvel, mas, sim, um pouco mais (é dessa forma que bancos e outras instituições lucram com esse serviço).
Cada banco tem as suas respectivas propostas e estas também podem mudar de acordo com as características do cobrador. O ideal é consultar as principais instituições de financiamento, anotar suas propostas e, depois, fazer a simulação.
Assim é possível saber qual opção traz uma oferta mais interessante, alinhando o valor dos juros com os valores das parcelas.
Preenchendo a proposta e esperando a análise
Após avaliar cada proposta para comprar um imóvel financiado, o futuro inquilino deve preencher os dados (que são exigidos de acordo com cada instituição) e, depois, enviar aos agentes financeiros.
Estando a proposta enviada a instituição irá avaliar as condições do requerente, de forma a estipular se suas condições financeiras são condizentes com a proposta feita.
É um procedimento padrão dos bancos ou construtoras, pois não seria viável fechar um contrato com um cliente que não tem condições declaradas de pagar pelo parcelamento.
Também será feita uma análise pelo departamento jurídico para checar se está tudo definitivamente em dia.
Comprar um imóvel financiado: avaliação do imóvel
Antes de comprar um imóvel financiado é essencial que seja feita uma avaliação do imóvel. A vistoria é feita por um engenheiro qualificado e habilitado para tal serviço.
O objetivo é avaliar se o imóvel realmente condiz com as condições de mercado e se é uma compra segura para o futuro inquilino. É muito importante essa etapa para dar mais segurança nessa operação.
Comprar um imóvel é um passo muito importante e deve ser feito com bastante cautela, de forma a assegurar que uma boa escolha está sendo feita.
Fechamento do contrato
Estando a proposta aceita por parte da instituição financiadora e o imóvel devidamente inspecionado, já é possível assinar o contrato de compra do imóvel.
Será necessário pagar a taxa ITBI (Transmissão de Bens e Imóveis) e fazer o devido registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Estando tudo isso feito, o comprador deve enviar uma cópia de todos esses documentos à instituição financiadora para que o pagamento ao proprietário de imóvel seja feito.
Quando o vendedor receber o pagamento do banco, então o comprador já é considerado dono da casa, restando pagar todo o financiamento.
A compra de um imóvel, como já citado aqui, é um passo muito importante e é preciso avaliar com muita calma a proposta. Não somente a proposta do financiamento, mas, também, o valor do imóvel em si.
Comprar um imóvel financiado é a alternativa para muitas pessoas e, de fato, é uma boa saída. Pesquise bem as oportunidades e não se esqueça de fazer as simulações. Quer encontrar um imóvel? Acesse a Vago Imóveis.